Julgando pelo número de vendas globais e pela comoção gerada a cada novo produto lançado, seria seguro afirmar que a empresa mais amada do setor tecnológico é a Apple, responsável por iPhones, iPads e serviços como o recém-lançado Apple Music.
Porém, de acordo com dados levantados recentemente pelo Reputation Institute mostraram que essa impressão está errada. Dados coletados com 5 mil consumidores indicaram que a Samsung tem a melhor reputação do setor.
Para chegar até aí, o estudo considerou sete categorias que serviram como parâmetro para medir as “conexões emocionais” dos consumidores com as marcas.
Foram considerados inovação, produtos e serviços oferecidos, ambiente de trabalho, governança, responsabilidade social, liderança e desempenho financeiro. Reunindo todos estes atributos, as cinco primeiras são Samsung, HP, Microsoft, Google e SAP. No total foram listadas 50 companhias, entre elas Apple (21º lugar) e Facebook (39º lugar).
A baixa colocação da Apple não está relacionada à popularidade (ou falta dela) do iPhone em comparação ao Galaxy. Ambos vendem bem. O baixo índice da empresa diz respeito a fatores muito além de seus produtos, afirmou Brad Hecht, pesquisador chefe do Reputation Institute. “A Apple não é vista como uma empresa aberta, autêntica e que zela pelo interesse de seus consumidores”, explicou.
Já os resultados do Facebook pouco surpreendem. A empresa já ultrapassou a privacidade dos usuários em ocasiões e é conhecida por mudanças impopulares de funcionalidade, como forçar o uso de um app separado para o Messenger.
Os consultados pela pesquisa do Reputation Institute, nos últimos cinco anos, deram mais importância a fatores como governança e boa cidadania corporativa. Em outras palavras, os entrevistados valorizaram empresas abertas, transparentes e éticas em suas atividades. Outra fator bastante relevante nesta pesquisa é como as empresas tratam seus funcionários. Neste ponto, a reputação da Apple sofre devido aos escândalos envolvendo a Foxxconn, empresa chinesa que fabrica os seus principais produtos, o iPad e o iPhone.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog