Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

EMPREENDEDORISMO NO COMPLEXO DA MARÉ

28-07-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Uma pesquisa realizada com quase 2.000 empreendedores do Complexo da Maré, conjunto de favelas no Rio de Janeiro, apontou que a presença de agências bancárias é uma das principais demandas deles. O “censo econômico” da região foi realizado pela iniciativa Redes da Maré em parceria com o Observatório das Favelas e  foi divulgado na última semana. São 16 favelas, com 130 mil habitantes, que formam o chamado “Complexo da Maré”, em Bonsucesso, subúrbio do Rio de Janeiro.

A pesquisa analisou os dados colhidos em 2.953 estabelecimentos locais. Desses, dois terços dos empreendimentos são voltados para o comércio, 33% para serviços. Apenas 1% entra na classificação industrial. Bares e salões de beleza são as principais atividades comerciais, que empregam nove mil pessoas dentro da própria comunidade.

Entre os quase dois mil estabelecimentos comerciais, 660 (22,4%) são bares, 307 (10,4%) são salões de beleza, 216 (7,3%) estão voltadas para o comércio de roupas, 138 (4,7%) são mercados e 131 (4,4%) são lanchonetes. A pesquisa também mostra que 87,6% desses empreendimentos têm um único dono, sendo 60% gerenciados por homens e 75,6% são informais.

A maioria dos pedidos dos comerciantes é que existam bancos (23,2%) na comunidade. Eles também desejam mais segurança (8,7%), saneamento (4,6%), cursos de qualificação (3,4%) e  urbanização (3%). A diretora da Rede de Desenvolvimento da Maré, Eliana Souza Silva, diz que a pesquisa traz um conjunto significativo dos desejos e necessidades da comunidade, além de ajudar a entender o perfil dos empreendedores da região de maneira mais aprofundada. “A pesquisa ajuda a entender que existe um desejo desses empreendedores de ser organizar, buscando se qualificar e melhorar seu negócio do ponto de vista da gestão”, disse a diretora.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog