Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que em agosto as famílias com renda entre 5 e 10 salários mínimos apresentaram a maior proporção de endividamento nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Entre os entrevistados, 60,1% afirmaram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro. O percentual está acima da média pesquisada, que ficou em 56,2%. Já a proporção entre quem ganha até 5 salários mínimos é de 58,8%, também acima da média.
As famílias com renda até 5 salários mínimos são as que, além de dívidas, têm mais contas em atraso (18,8%) e afirmaram não ter condições de quitar os débitos (7,9%). Segundo a economista da CNC Marianne Hanson, as famílias de menor poder aquisitivo sempre tiveram indicadores piores, mas em 2014 essa diferença aumentou. “Essa faixa de renda sofre mais com o impacto da inflação, o aumento dos juros e a restrição ao crédito”, afirma.
Entre as famílias com renda de 5 a 10 salários mínimos, 13,6% dizem ter contas em atraso e 4,2% afirmam não ter condições de pagar as dívidas.
Em agosto de 2014, o cartão de crédito foi o principal tipo de dívida para todos os grupos de renda pesquisados, apontado por 73,5% do total. Em segundo lugar ficou o financiamento de carro, por 15,0% das famílias, e em terceiro, os carnês, por 13%.
Além de apresentar o menor percentual de endividados (47,7%), o grupo com renda acima de 10 salários mínimos também apresentou o menor percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso, de 7,2%, e o menor percentual de famílias que disseram não ter condições de pagar esses atrasos e que, portanto, continuariam inadimplentes, em 3,0%.
Em relação à parcela média da renda comprometida com dívida, famílias com renda de até 5 salários mínimos e entre 5 e 10 salários mínimos são as que apresentam o maior índice: 27,5%. Já quem ganha acima de 10 salários mínimos o índice é de 24,2%.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog