Várias pesquisas buscam entender o que a geração Y pensa sobre carreira, seus interesses e até medos, prevendo que esses jovens irão revolucionar o mercado de trabalho no mundo. No entanto, nem sempre os profissionais dessa geração pensam diferente de seus predecessores quando o assunto é ambiente de trabalho.
É o que mostra um novo estudo realizado pela IBM chamado “Mitos, exageros, e verdades incômodas: a verdadeira história sobre a geração Y no trabalho”, que busca desmistificar a ideia de que somente a geração Y estaria preocupada com certos aspectos no ambiente profissional.
A pesquisa foi realizada com 1.784 funcionários de empresas em 12 países e 6 indústrias, com o objetivo de comparar as preferências e padrões comportamentais da geração Y com a geração X (35-49 anos) e os baby boomers (50-60 anos).
E, ao contrário do que muitos pensam, ela revela que essas três gerações têm opiniões muito parecidas sobre carreira.
Ao serem questionadas sobre as qualidades mais importantes em um gestor, por exemplo, todas elas afirmaram que preferem ter um chefe ético e justo, com 35% de votos da geração Y, 37% da geração X e 35% dos baby boomers. Outros itens muito valorizados pelos profissionais são a transparência e confiabilidade.
Os objetivos de carreira de cada geração também são bem parecidos, sendo que a geração Y é a que mais tem vontade de impactar positivamente a organização onde trabalha, com 25% contra 21% da geração X e 23% dos baby boomers.
Os pesquisadores também perguntaram aos profissionais sobre quais os maiores motivos para uma empresa recompensar seus funcionários. Surpreendentemente, a maioria dos entrevistados da geração X pensa que todos devem ser reconhecidos em um time de sucesso, uma opinião normalmente atribuída aos profissionais da geração Y.
Não há dúvidas de que a geração Y está sempre conectada. No entanto, não é porque esses jovens têm facilidade para lidar com a tecnologia que eles desejam fazer tudo virtualmente. E esse é outro mito abordado no estudo.
Acontece que a geração Y prefere contatos face a face ao aprender novas habilidades no trabalho. Dentre as três preferências desses profissionais estão a oportunidade de participar de conferências e eventos (39%), participar de treinamentos em sala de aula (37%) e trabalhar próximo a colegas mais experientes (36%).
Além disso, a pesquisa ainda revela que os profissionais da geração X são os que mais usam as redes sociais tanto para fins pessoais (59%), quanto para obter informações sobre o mercado (59%) e divulgar as marcas de sua empresa (62%).
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