O Zika vírus foi identificado no Brasil em abril de 2015 e é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus pertence à mesma família da dengue ̶ bastante conhecida no Brasil ̶ e tem grande índice de ocorrência no sudeste asiático e em alguns países africanos. Sua prevenção, então, é a mesma aplicada para a dengue: evitar água parada dentro e fora de casa.
O Zika, no entanto, é menos agressivo que a dengue: em 2015, a doença bateu recorde de óbitos, registrando 693 casos fatais. O Zika, por sua vez, registrou 29 mortes durante o mesmo período de 2015 (dados do Ministério da Saúde). A doença foi descoberta em 1947, em um macaco rhesus de Uganda. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o vírus chegou ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Os estados brasileiros mais afetados pelo Zika vírus em 2015 foram Pernambuco e Bahia.
A dengue, por sua vez, aumentou seus casos em 29% de 2014 para 2015. Sua proliferação tem relação direta com a qualidade do saneamento básico das cidades e áreas afetadas: em 2011, 62,5% dos municípios mais afetados pela doença tinham menos de 62,5% de suas casas com saneamento básico (dados do IBGE e da Agência Brasil). Em 2015, a Região Sudeste apresentou 63,6% dos casos no Brasil, seguida pelas Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte (dados do LIRAa 2015).
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog