Uma premissa básica que qualquer candidato deve ter em mente é que os cargos políticos no sistema brasileiro têm como objetivo defender e solucionar demandas das pessoas que residem na região que se pretende representar frente ao senado, congresso ou qualquer outra instância política.
Neste ano teremos eleições municipais e vivenciamos um novo momento nas demandas políticas brasileiras, pois a exigência dos eleitores está mais alta. Eles estão mais conscientes, uma vez que têm acompanhado e opinado constantemente sobre o cenário político no país.
Quem trabalha com marketing político sabe que as pesquisas de opinião são essenciais. Elas são um termômetro do eleitorado e de como ele está reagindo à campanha eleitoral em questão: como enxerga o candidato, se aprova a maneira como ele se posiciona e o que ele propõe. As pesquisas acontecem durante a pré-campanha e também depois. Mas, no período de pré-campanha, há outro monitoramento que é igualmente necessário: o de demandas dos eleitores. Ele é preciso, em primeiro lugar, porque direciona a campanha para a premissa básica citada no começo desse texto, que é de tratar o político como funcionário público que representa os cidadãos da região em que se candidata. E como ele irá conversar com esses cidadãos e eleitores em potencial se não souber o que eles querem e como prover isso a eles?
A pesquisa que visa identificar essas demandas usa tanto o método qualitativo quanto o quantitativo para coletar e analisar essas informações:
Nessa etapa, são geradas soluções assertivas para o planejamento estratégico da campanha. Caso o candidato esteja tentando se reeleger, por exemplo, é possível identificar quais ações durante o mandato foram eficazes e agradaram à população, quais estão pendentes e também novas necessidades das pessoas. Informações valiosas, como o nível de aprovação do candidato por região antes, durante e depois do seu mandato (com a realização da pesquisa com foco governamental) também podem ser extraídas a partir dessas análises, o que evita surpresas e reviravoltas que seriam imprevisíveis sem a pesquisa eleitoral.
Com essas informações e uma equipe de estratégia de marketing político capacitada, é possível direcionar ações para conquistar a confiança do eleitor e mostrar suas propostas de uma maneira que converse melhor com eles. Dessa forma, a campanha poderá ser melhor guiada e bem-sucedida.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog