Você já fez algum curso à distância? Essa modalidade de ensino e aprendizagem não é recente no Brasil: o Instituto Monitor e Universal Brasileiro, por exemplo, foi criado em 1939 e é uma das instituições mais antigas que oferecem esse tipo de serviço. Ao longo dos anos, em consequência dos avanços tecnológicos e da necessidade cada vez maior de qualificação para o mercado de trabalho, a adesão a essa modalidade de cursos, chamada de EAD, vem aumentando no Brasil. Ela também costuma ser mais barata do que os cursos presenciais, o que facilita a adesão dos estudantes: só em 2014, os cursos EAD somaram 3.868.706 novas matrículas no país.
Segundo dados da Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed), a maior parte das instituições está na Região Sudeste. Em segundo lugar, concentram-se na Região Sul, seguida pela Região Nordeste, pelo Distrito Federal, pela Região Norte e, por fim, pelo Centro-Oeste.
Delas, 21% são instituições educacionais privadas com fins lucrativos, 21% são privadas sem fins lucrativos, e 17% delas são organizações públicas federais. Dessas instituições, 63% estão há mais de 20 anos no mercado educacional, e 13% atuam de 11 a 15 anos no país. A maior parte delas tem curso totalmente à distância. As três áreas de conhecimento mais exploradas por essa modalidade são: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Engenharias.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog