A pesquisa Consumo Virtual no Brasil, divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostra que o brasileiro está mais seguro em relação às compras pela internet.
De acordo com o levantamento, feito entre os dias 5 e 8 de janeiro com 678 pessoas das 27 capitais que usaram sites de vendas no ano passado, 93% dos entrevistados estão satisfeitos com esse tipo de consumo. A sondagem revela que 93% dos consultados fazem compras pela internet há mais de três anos. Eles também buscam fornecedores que sejam consagrados no mercado.
Os compradores mais assíduos sãos os mais escolarizados – 41% têm pós-graduação, estão na faixa de 35 anos a 49 anos e pertencem às classes sociais A e B (34%).
A comodidade de comprar sem precisar sair de casa foi a principal vantagem listada por 74% dos consultados, além de preço considerado mais baixo do que nas lojas físicas (50%). Entre as desvantagens, 68% citaram não poder levar o produto na hora da compra, outros 68% reclamaram não poder experimentar, 37% alegaram não poder ver, tocar nem cheirar o produto e 23% indicaram o prazo de entrega demorado.
A falta de segurança de não receber o produto ou ser lesado por algum tipo de falsificação foi apresentada por 6% dos consumidores. Frete grátis (23%) e indicações de amigos e parentes (22%) são fatores considerados para a escolha do site de vendas.
Os itens mais comprados pela internet no ano passado pelos brasileiros foram eletrônicos (61%), livros (47%), calçados (44%), roupas (42%) e eletrodomésticos (36%).
Em contrapartida, os internautas disseram que jamais comprariam pelo sistema virtual: seguros (25%), artigos para animais (19%), calçados (17%), roupas (16%) e comida pronta (15%). A rejeição por calçados e vestuário é explicada pelo fato de não poder experimentar ou por receio em caso de troca.
O acesso à internet para o consumo é feito ainda predominantemente por computador (desktop) (44%) ou por notebook (32%). Entretanto, o uso de meios móveis é crescente, com o smartphone chegando a 20%. O cartão de crédito é apontado como principal meio de pagamento em compras virtuais por 78% dos entrevistados, sendo que o percentual sobe para 83% entre os mais escolarizados.
Em seguida, aparece o boleto bancário (54%). Em termos de gênero, a pesquisa não mostra divisão acentuada.
A pesquisa mapeou 22 produtos mais consumidos e constatou que os livros são os itens preferidos para aquisição nos próximos seis meses, com 52% do total, seguidos de eletrodomésticos (47%), passagens de avião, ônibus, trem ou navio (47%), reservas em hotéis ou pousadas (41%) e ingressos (40%).
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