As Olimpíadas têm gerado muita procura no Google por usuários do mundo todo: segundo dados do Google Trends, a busca por temas relacionados com os Jogos Olímpicos no Brasil foi feita com mais frequência em 2008 do que em 2012 (Olimpíadas de Pequim e Sidney, respectivamente) e voltou a crescer a partir de fevereiro de 2016. O Estado brasileiro que mais buscou pelo tema foi Amapá, seguido por Rio de Janeiro e Distrito Federal. Isso reflete também na busca dos telespectadores: as buscas para ver os jogos Rio 2016 superaram em 700% as de 2012.
Durante o evento, podemos perceber um crescimento também no interesse dos usuários por assuntos relacionados às provas: no 4º dia dos Jogos Olímpicos, por exemplo, os dois assuntos mais procurados no Google por brasileiros tinham alguma relação com as Olimpíadas. As buscas acompanharam os tipos de competições e atletas presentes nos Jogos e tenderam para temas envolvendo as modalidades “judô” e “voleibol de praia”.
É perceptível também o aumento da curiosidade por algumas práticas esportivas: durante e após a exibição das competições de hipismo, buscas como “onde montar a cavalo” tiveram significativo aumento na internet. O Rúgbi de 7, por exemplo, voltou a ser disputado no evento esportivo agora em 2016, depois de mais de 90 anos fora dos Jogos Olímpicos. As perguntas mais frequentes sobre o esporte pelo mundo foram “o que é rugby de 7?” e “como se joga rugby de 7?”. Os países que mais pesquisaram o esporte foram Fiji, Nova Zelândia e Austrália.
Alguns esportes, como o salto ornamental, despertam curiosidades em sua execução: as principais perguntas feitas pelos usuários em 2016 foram: “como dar um salto ornamental?”, “qual é a profundidade de uma piscina olímpica de salto ornamental?” e “como dar um salto ornamental em uma piscina?”. As regiões que mais pesquisaram o esporte foram Itália, Reino Unido e Hong Kong. Para saber mais sobre as Olimpíadas, acesse nosso infográfico exclusivo.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog