Em 2015, a produção no Brasil de biodiesel alcançou a marca de 3,9 bilhões de litros, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Os resultados foram apresentados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse volume de produção deve manter o Brasil no 2º lugar do ranking mundial de produtores de biodiesel, ficando atrás apenas dos EUA. Esse crescimento reflete, também, nas mudanças legislativas que ocorreram há pouco mais de um ano, em que foi determinada a participação de 7% de biodiesel no volume total de diesel comercializado no Brasil.
Separando por regiões brasileiras, o Centro-Oeste foi a região que mais conseguiu produzir biodiesel, com 44% de todo o biocombustível produzido em território nacional. Em seguida aparecem as Regiões Sul, com 39%, e logo depois a Sudeste, com 7%. No ano passado, o crescimento da produção de biodiesel e a diminuição do consumo (-5%) total de diesel em relação a 2014 fizeram com que as importações de diesel fóssil apresentassem uma retração de cerca de 38%. Dessa forma, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) informou que a participação do diesel importado no total de diesel vendido no Brasil caiu de 19%, em 2014, para 12%, em 2015.
Apesar de o Brasil apresentar em 2015 uma produção de quase 4 bilhões de litros de biodiesel, dados da ANP informam que o país possui capacidade instalada de praticamente dobrar seus números e produzir cerca de 7,3 bilhões de litros por ano. Sendo assim, seria possível aumentar imediatamente a mistura de biodiesel para, no mínimo, 12%.
Entre as principais matérias-primas destinadas à produção do biocombustível, o óleo de soja foi o destaque, respondendo por 77% do biodiesel brasileiro fabricado em 2015. Em seguida temos as gorduras animais (19%) e o óleo de algodão (2%). Nesse mesmo ano, o preço do diesel S-10 às refinarias foi de R$ 2,04/litro, 6,4% menor que o preço do biodiesel pago às usinas, que fechou em R$ 2,18/litro.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog