Tem um programa que passa na GNT chamado “Você é o Que Você Come”. Espero que isso não seja verdade, pois caso contrário somos bem nojentos! Aí vão algumas das coisas que ingerimos:
Todas essas “nojeiras” indicam a falta de informação que temos sobre os alimentos que consumimos. As indústrias acham eufemismos para os elementos que utilizam, ou deliberadamente ignoram as informações que podem repercutir negativamente na imagem dos produtos. Recentemente houve um escândalo na Irlanda sobre a adulteração das carnes bovinas com carne de cavalo, ‘esquecendo’ de passar esta informação aos consumidores.
Este não foi o único episódio. De fato, vários outros estão chamando a atenção pública para os alimentos que ingerimos. No Reino Unido houve uma grande controvérsia, por exemplo, no que tange aos alimentos geneticamente modificados. Embora sejam apresentados como a única solução viável para a segurança alimentar em um futuro mais densamente populoso, ainda restam muitas incertezas sobre as mazelas que os transgênicos podem nos causar.
Por outro lado, o uso de químicos apresentam diversos males à saúde. Isso serve tanto para os hormônios e antibióticos dados aos animais, como para os inseticidas e fertilizantes utilizados na agricultura. Já os fiéis defensores dos orgânicos negligenciam as informações sobre os riscos potenciais associados à transmissão de bactérias e vermes. Foi o caso, por exemplo, de 14 mortes na Alemanha, causadas pela infecção alimentar por pepinos orgânicos.
Enfim, existem diversas incertezas associadas à escolha dos alimentos. Enquanto cada vertente é apresentada como a melhor opção pelos seus defensores, a população não possui acesso a informações essenciais para a tomada de decisões. Você sabe, quando vai ao supermercado, qual produto é geneticamente modificado? Você sabia que ingere glândulas anais de castor no sorvete de baunilha?
Se prefere não saber, para evitar o nojo ou a preocupação, tudo bem. Mas aqueles que desejam ter informações sobre os produtos que consomem não deveriam ter esse direito negado.
*Paulo Savaget, sócio da Innovare Pesquisa de Mercado e Opinião e responsável pelos projetos de inovação e sustentabilidade da empresa, é autor desse texto, exclusivo para o Sem Escala.
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