Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BARÔMETRO INNOVARE: O CONSUMO DE ÁLCOOL NO BRASIL

26-06-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

A Europa é a região do mundo que mais consome álcool por pessoa, seguido da América Latina. No Brasil, de acordo com o CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), o consumo anual alcoólico estimado é equivalente a 8,7L por pessoa, superior à média mundial.

O posicionamento dos internautas nas redes sociais sobre o álcool chamou a atenção do Barômetro Innovare e monitoramos o tema no Twitter, entre os dias 17 e 23/06. Percebemos que as postagens analisadas se mostraram muito mais positivas em relação ao tema (63,7%), exaltando o consumo no intuito de relaxar, socializar e comemorar. Já as negativas (30,6%), falam de tópicos como o medo da redução da maioridade penal também reduzir a idade para o consumo de álcool, além da relação perigosa entre álcool e direção.

Gráfico- Sentimento Geral

Gráf3_cortado

O tom de humor em postagens falando sobre o alcoolismo também chamou a nossa atenção. Essas publicações acontecem, talvez, pelo álcool ser uma droga não só legalizada, como bastante aceita socialmente no Brasil.

Percebemos, ao analisar as publicações feitas na sexta-feira, um pico de menções positivas sobre o álcool, falando principalmente sobre beber para relaxar e para comemorar – grande parte em caráter de socialização, como encontrar os amigos.

Gráfico- Tags de Humor

Nas postagens analisadas, as mulheres falaram mais sobre o tema do que os homens (48,8% contra 43,8%). Relacionamos este dado a um estudo feito pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). Ele nos mostra que, enquanto no sexo feminino o maior índice de uso abusivo do álcool ocorre entre as mais jovens (até os 24 anos), entre os homens acontece após os 45.

Gráfico- Público Geral

Dos 5 estados brasileiros que mais falaram sobre o assunto, 3 são da Região Sudeste. Segundo dados da DSS Brasil, o consumo de álcool regular se mostra maior nesta região, seguidos das regiões Nordeste, Norte, Sul, por fim, Centro-Oeste.

Gráfico- Sentimento por estados

E você, acha que os brasileiros estão bebendo mais?

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog