O Projeto de Lei Direito ao esquecimento foi aprovado pela CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados. Desde sua aprovação, já tem gerado polêmica: o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi criticado por ter acelerado o processo de trâmite da lei. A decisão não passou por comissões de mérito, indo direto para a votação na Câmara – mas ainda precisa passar pelo crivo do plenário.
A discussão tem movimentado as redes sociais, e o Barômetro Innovare monitorou, entre 07e 13/10, a opinião pública no Twitter sobre o tema. A maior parte (54,6%) das postagens foram negativas em relação ao tema, ou seja, não concordaram com a decisão da CCJ da Câmara. 43,7% das publicações se mostraram neutras e apenas 1,7% se mostrou favorável ao direito ao esquecimento.
As postagens negativas criticam a possibilidade dos políticos apagarem crimes cometidos dos buscadores da internet (citam principalmente lavagem de dinheiro e corrupção). Criticam, também, os deputados favoráveis a essa lei, listando também seus posicionamentos na votação.
As postagens neutras detalham e debatem as implicações da PL do espião, citando as alterações que fazem no marco civil. Pesam a falta de privacidade que a PL pode trazer (por isso recebeu esse apelido) e ao mesmo tempo a necessidade das pessoas, públicas ou não, poderem refazer sua imagem perante a sociedade.
As mulheres, que representaram 25,5% das publicações, foram as que mais se posicionaram negativamente contra a medida: 59,6% das suas postagens continham críticas ao tema. Já os homens, representando 56,5% das publicações, tiveram 55% de suas publicações em tom negativo e 45% em tom positivo.
Dentre os estados brasileiros, só em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram analisadas postagens em tons positivos, e mesmo assim em pequenas porcentagens: 3,3%, 2,6% e 3,1%, respectivamente.
Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócio, clique aqui e entre em contato conosco.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog