A aviação comercial começou a operar no Brasil em 1927, pela empresa Condor Syndikat, do Rio de Janeiro para Florianópolis. O avião virou, então, um meio de transporte muito difundido pelo país devido à grande extensão territorial brasileira e à precariedade dos outros meios de transporte disponíveis.
Em 1960, o Brasil tinha o maior volume de tráfego por rede comercial do mundo depois dos Estados Unidos. Hoje, a aviação representa um grande mercado no país: a 4ª maior fabricante de aviões do mundo é a Embraer, que tem origem nacional.
Apesar do crescimento do setor, o Brasil não figura entre os maiores aeroportos do mundo em questão de tráfego de pessoas. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, em 2014, os que mais receberam passageiros estavam nas cidades de Atlanta (Estados Unidos), Pequim (China) e Londres (Inglaterra).
Desde a ascensão do poder aquisitivo da classe C, a partir de 2003, o mercado de aviação comercial brasileiro viveu anos dourados. Em 2014, quando o país sediou a Copa do Mundo, só a movimentação em território nacional durante o evento foi de aproximadamente 17,8 milhões de pessoas, que geraram uma taxa média de ocupação das aeronaves de 80% (dados da Secretaria de Aviação Civil). Nesse mesmo ano, a demanda por transporte doméstico cresceu 5,7%, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
Porém, com o recente aumento do dólar – e, consequentemente, dos preços dos combustíveis –, esse setor vem sofrendo perdas de lucros desde 2015. Em 2016, estima-se que o setor venha a ter sua primeira baixa em 13 anos, devido ao dólar alto e à recessão econômica. Os números são inversamente proporcionais à tendência mundial: no mercado internacional, o combustível apresentou queda média de 40% nos últimos quatro meses. No entanto, no período, o real perdeu cerca de 20% do valor em relação ao dólar – e esse fator explica o motivo dos combustíveis terem subido tanto de preço.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog