Com o crescimento de Marina Silva nas pesquisas eleitorais e mediante o cenário possível de derrota, em uma disputa no segundo turno, a campanha de Dilma e o PT colocam em prática um ostensivo ataque contra a candidatura de Marina Silva. Um processo articulado e sistemático, que combina ações em vários fronts: nos programas eleitorais gratuitos de rádio e televisão, em entrevistas aos meios de comunicação, em comícios e também, como era de se esperar, na internet.
Com a aproximação da eleição e com a polarização entre as candidaturas de Dilma e Marina, o volume de postagens e comentários nas redes de relacionamento tende a crescer intensamente, e abre-se um novo e gigantesco espaço de debate político e, mais especialmente, um espaço para a detratação. Antes da confirmação da candidatura de Marina Silva, a candidata à reeleição Dilma sofria intensos ataques, principalmente antes e durante a realização da Copa do Mundo, e permaneceu sendo foco de ataques até a terceira semana de agosto. Até o início do referido mês, Aécio Neves e Eduardo Campos mantinham baixos níveis de postagem, mas com avaliações positivas.
Com o lançamento da candidatura de Marina Silva e com a publicação das primeiras pesquisas de intenções de voto, indicando a sua capacidade competitiva, os militantes e os colaboradores da candidatura petista deram início a um grande esforço de postagem de material com conteúdo negativo em relação à pessoa e ao programa de governo da concorrente. Por outro lado, é perceptível o aumento de volume de postagem de conteúdo positivo associado ao nome de Dilma.
Veja no gráfico abaixo como é alterado o conteúdo das postagens:
É importante lembrar que a campanha de Dilma se preparou sistematicamente para o embate eleitoral na internet. Para esse objetivo, foram treinados centenas de militantes em um seminário realizado em São Paulo.
Em função da força do ataque na internet, Marina Silva convoca os seus simpatizantes para um esforço em defesa de suas propostas e de sua candidatura na internet. O debate que já era acirrado ficará ainda mais intenso nos próximos dias.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog