No final de 2010, uma nova rede social para compartilhamento de fotografias começava a aparecer no mercado e permitia aos usuários uma simples e rápida edição de imagens, a partir da aplicação de filtros antes da publicação do conteúdo. A estética, a facilidade e a possibilidade de compartilhamento em outras redes sociais fizeram com que o Instagram se popularizasse.
A pequena start-up conquistou muitos usuários e ao final de 2011 já contabilizava 10 milhões de usuários. A empresa ainda operava com uma equipe de seis funcionários e continuava chamando atenção, mesmo restrita às plataformas iOS. No início de 2012 o projeto foi ampliado e o Instagram lançou sua versão para o sistema operacional Android.
Comprada pelo Facebook por quantia bilionária em abril de 2012, a rede continuou a crescer e no início desse ano divulgou que ultrapassara a marca de 100 milhões de usuários ao redor do mundo. Mesmo as polêmicas com a mudança da política de privacidade da plataforma no fim do ano passado não foram capazes de frear a companhia, que encontrou um meio termo entre a rentabilidade e a satisfação dos usuários.
O Instagram se tornou tão importante que inspirou o diretor Paul Teleffsen a criar o projeto Instagram Is, um curta documentário que explica a importância que a rede social ganhou para usuários que não vivem mais sem ela.
O documentário, que apresenta opiniões de usuários bastante relevantes da plataforma, questiona como algo tão digital pode promover a aventura, a comunidade e relacionamentos reais. Um dos depoimentos declara que o grande diferencial da rede não são os seus seguidores, mas a jornada de cada um, que aparece na fotografia. Outro usuário diz que não se interessa pelo dinheiro e nem pelas fotos, mas pela comunidade criada pelo Instagram.
“É engraçado como algo tão digital é capaz de criar relacionamentos reais tão analógicos. A justaposição desses conceitos é o que me inspirou a fazer esse documentário.” – Paul Tellefsen
O filme mostra que além de um aplicativo social, o Instagram se tornou uma forma de expressão e criou uma comunidade de caráter ubíquo, que vive nas telas, na nuvem e no digital mas, ao mesmo tempo, afastada dos cliques em suas jornadas analógicas.
Assista ao projeto Instagram Is:
*Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog