Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A REVOLUÇÃO SOCIAL INSTAGRAM

31-05-2013
Postado por Vinícius Calijorne em Em Tela

No final de 2010, uma nova rede social para compartilhamento de fotografias começava a aparecer no mercado e permitia aos usuários uma simples e rápida edição de imagens, a partir da aplicação de filtros antes da publicação do conteúdo. A estética, a facilidade e a possibilidade de compartilhamento em outras redes sociais fizeram com que o Instagram se popularizasse.

A pequena start-up conquistou muitos usuários e ao final de 2011 já contabilizava 10 milhões de usuários. A empresa ainda operava com uma equipe de seis funcionários e continuava chamando atenção, mesmo restrita às plataformas iOS. No início de 2012 o projeto foi ampliado e o Instagram lançou sua versão para o sistema operacional Android.

Comprada pelo Facebook por quantia bilionária em abril de 2012, a rede continuou a crescer e no início desse ano divulgou que ultrapassara a marca de 100 milhões de usuários ao redor do mundo. Mesmo as polêmicas com a mudança da política de privacidade da plataforma no fim do ano passado não foram capazes de frear a companhia, que encontrou um meio termo entre a rentabilidade e a satisfação dos usuários.

O Instagram se tornou tão importante que inspirou o diretor Paul Teleffsen a criar o projeto Instagram Is, um curta documentário que explica a importância que a rede social ganhou para usuários que não vivem mais sem ela.

IMAGEM 01

O documentário, que apresenta opiniões de usuários bastante relevantes da plataforma, questiona como algo tão digital pode promover a aventura, a comunidade e relacionamentos reais. Um dos depoimentos declara que o grande diferencial da rede não são os seus seguidores, mas a jornada de cada um, que aparece na fotografia. Outro usuário diz que não se interessa pelo dinheiro e nem pelas fotos, mas pela comunidade criada pelo Instagram.

“É engraçado como algo tão digital é capaz de criar relacionamentos reais tão analógicos. A justaposição desses conceitos é o que me inspirou a fazer esse documentário.” – Paul Tellefsen

O filme mostra que além de um aplicativo social, o Instagram se tornou uma forma de expressão e criou uma comunidade de caráter ubíquo, que vive nas telas, na nuvem e no digital mas, ao mesmo tempo, afastada dos cliques em suas jornadas analógicas.

Assista ao projeto Instagram Is:

video-certo

*Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog