Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

07-06-2013
Postado por Vinícius Calijorne em Em Tela

Jason Reitman, um diretor de quem gosto muito, uma vez disse que sempre se preocupa com os créditos de abertura de seus filmes. Sua justificativa é que esse é o primeiro momento de conexão entre o espectador e o produto. Eu não poderia concordar mais e acho que temos aí todos os filmes do 007 para provar esse ponto.

Créditos bem feitos são um chamariz para o filme e você acaba registrando-os na cabeça. Quem não se lembra da abertura de Prenda-me Se For Capaz? Ou – voltando ao universo James Bond – das de Cassino Royale e Operação Skyfall? E esses são apenas os meus favoritos.

Sequências de abertura são tão importantes que consagraram artistas como Saul Bass e Maurice Binder e criaram um mercado muito frequentemente homenageado. O projeto Art of the Title é a mais importante dessas homenagens e reúne um acervo digital com importantes artes de abertura.

Recentemente, na SXSW de 2011, o Art of the Title liberou um vídeo super bacana contando um pouco da história dos créditos de abertura. O vídeo ganhou destaque na web e foi muito comentado. Se você não conhece, sua chance é essa:

 IMAGEM 02

Nos últimos dias, ganhou destaque o curta-documentário The Film Before The Film, que é uma imersão ainda mais profunda nesse universo e homenageia os grandes artistas do meio, além de mostrar a história das sequências e a importância delas para o audiovisual.

 IMAGEM 01

Há uns dois anos, o IFC publicou uma lista das 50 melhores aberturas da história. Acho que é uma lista complicada, uma vez que cada um tem a sua favorita. Conta pra gente qual é a sua predileta aqui nos comentários! 😉

*Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog