2016 tem sido um ano de corte de gastos para as famílias de todo Brasil. A tentativa de encaixar os hábitos dentro do custo de vida fez com que o consumo caísse pelo quinto semestre consecutivo. Dados divulgados pelo IBGE revelaram que as despesas familiares tiveram recuo de 1,7% em comparação ao quarto trimestre do ano passado e de 6,3% em relação aos três primeiros meses de 2015.
Desde 1996, é a primeira vez que as Contas Nacionais do IBGE registram queda cinco vezes consecutivas no consumo das famílias do país. Essa diminuição foi influenciada por uma série de fatores que assombram o Brasil: aumento do desemprego, crescimento da inflação, redução do crédito e da renda dos brasileiros.
No primeiro trimestre de 2016, o índice de desemprego nacional atingiu 10,9% da população: representando um total de 11,1 milhões de desempregados. Nos três primeiros meses do ano a renda média real registrava declínio de 3,2%. Com isso, o consumo mudou e itens considerados “secundários” perderam espaço nas prioridades das pessoas, como: troca de carro e eletrodomésticos por novos lançamentos ou mais sofisticados.
Gastando cada vez menos, a população influenciou diretamente na redução de atividades da indústria e dos serviços. Em serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,3% em relação ao quarto trimestre do ano passado. O resultado no PIB foi influenciado, principalmente, pelos setores de comércio (-1%), intermediação financeira e seguros (-0,8%) e serviços de informação (-0,7%), de acordo com dados com o IBGE.
Além da demanda familiar, a situação da indústria foi afetada, sobretudo, pela retração da atividade extrativa mineral, que recuou 1,1% no primeiro trimestre de 2016. A indústria de transformação recuou 0,3%, o sexto resultado negativo.
Apesar da diminuição nos gastos, as pessoas continuam consumindo. Mas, como uma marca pode criar estratégias que a coloquem como prioridade nas escolhas do consumidor? Acesse e descubra.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog