O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. Passa por cinco estados brasileiros e 521 municípios, tendo um total de 2,863 km. Em 2016, o Rio poderá passar por um ano decisivo em seu projeto de transposição. O Ministério da Integração informou que 81% das obras estão concluídas.
Nos últimos dois anos, o Rio sofre de uma estiagem na Região Nordeste, por onde passa. Desde 2013, o número de chuvas vem diminuindo, e o nível dos reservatórios está em queda. As barragens do Rio São Francisco também sofrem com a estiagem. A maior delas, a barragem da Usina Elétrica de Sobradinho, na Bahia, possui apenas 2,11% do seu volume útil. Somando os reservatórios do Nordeste, o índice não passa de 5%.
Na primeira semana de 2016, a vazão da Barragem mostrou uma média de 970m³/seg de água – o equivalente a 20,7% da média mensal histórica de vazão para o mês de janeiro, registrada entre 1931 e 2014 (4.677m³/seg). A pior marca para o mesmo mês até então havia ocorrido no ano passado: 1.106m³/seg.
Outras usinas que vêm sofrendo com o baixo nível de água são:
• Usina de Três Marias (MG): a Represa encontra-se com 6,76% do volume útil e 17% da média histórica de vazão para janeiro.
• Barragem de Itaparica (BA): está com 13,92% do volume útil e 23% da média histórica de vazão.
• Queimados (MG): tem 30,5% do volume útil e 20% da vazão histórica.
Veja outras estatísticas sobre a água clicando aqui, no nosso infográfico exclusivo.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog