O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas do Brasil em 2015. A safra bateu recorde e atingiu 209,5 milhões de toneladas, superando em 7,7% a produção de 2014. O IBGE também informou que esse recorde poderá ser quebrado em 2016 – a estimativa é a de que a produção cresça 0,5% este ano.
Arroz, milho e soja são os três principais produtos responsáveis pelos números de 2015 – juntos eles significam 93,1% do rendimento, representando 86,3% da área colhida. Comparando com 2014, houve um aumento de 11,9% na produção de soja e 7,3% na plantação de milho e uma redução de 8,4% na área de arroz.
Também foram informados dados das regiões do Brasil que mais produziram. Em primeiro lugar aparece o Centro-Oeste com 89,9%; em seguida, a Região Sul com 76 milhões de toneladas, e, no terceiro lugar, o Sudeste com 198,3 milhões de toneladas. Completando a lista, temos Nordeste com 16,6 milhões de toneladas e Norte com 7,7 milhões de toneladas.
A expectativa do IBGE é que a safra em 2016 chegue a 210,7 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 1,1 milhão de toneladas. Sendo assim, poderemos ter um novo recorde para este ano. Foram utilizadas as médias dos resultados obtidos nos últimos cinco anos, eliminando os extremos, para calcular a projeção dos rendimentos para a safra de 2016.
Clique aqui e fique por dentro de informações sobre os próximos anos da economia brasileira.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog