A sustentabilidade é uma pauta tão presente no século XXI, que, hoje, é pré-requisito como agregador valor de marca para uma empresa de qualquer segmento. Surge, então, um segmento do marketing voltado para atender essas necessidades: o marketing sustentável. Essa área do marketing visa criar um relacionamento de confiança com o cliente e transformar essa credibilidade em um relacionamento lucrativo, duradouro e transparente, em que a empresa se compromete a utilizar os recursos socioeconômicos e ecológicos para sua produção de forma responsável.
Como consequência do acesso facilitado a informações sobre o meio ambiente e o visível impacto que acidentes nessa área causam na vida do consumidor, este se torna mais atento e passa a cobrar uma posição das empresas que produzem o que se consome: como o consumo é produzido? Qual a consequência disso para o ecossistema em que vivo? A sustentabilidade empresarial, então, surge como resposta a essa demanda: utiliza dos conhecimentos do marketing sustentável para implantar em empresas, como já dito acima, uma política de fidelização – inclusive ideológica – dos clientes e, também, de redução de custos de produção desnecessários. De acordo com uma pesquisa da consultoria britânica Verdantix, somam 90% os empresários que afirmam que a melhor forma de se conseguir verba para o desenvolvimento sustentável da empresa é a inegável redução de custos.
Para se ter ideia de como grandes empresas já estão olhando para esse segmento: segundo dados da FGV, nove por cento das carteiras dos bancos brasileiros já correspondem a empresas que priorizam as questões socioambientais. De acordo com o Sebrae, setenta e nove por cento dos proprietários brasileiros de pequenos e médios negócios afirmam que associar suas empresas à sustentabilidade atrai mais clientes. E a disposição a oferecer produtos e serviços com esse diferencial já gerou reações nos clientes: conforme dados da Edelman, somam 81% os consumidores brasileiros que recomendariam uma marca que apoia uma boa causa – número maior do que a média dos consumidores a nível mundial, que é de 64%.
A sustentabilidade tem sido, também, tema relevante nas redes sociais. Clique aqui e saiba mais.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog