A pesquisa anual TIC empresas mostrou que o acesso remoto de colaboradores a sistemas corporativos é permitido por 74% das empresas no Brasil. O relatório foi divulgado pela Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, órgão que faz a implementação das decisões do Comitê Gestor de Internet no Brasil. Foram ouvidos representantes de 7.198 empresas de 11 diferentes setores da economia.
O estudo, que tem a intenção de avaliar o uso da tecnologia da informação e de comunicação nas companhias brasileiras, mostra que 74% das empresas que utilizam computador disponibilizam o acesso remoto dos funcionários para diversas atividades. Entre elas estão a consulta ao email corporativo (56%), ao sistema de computadores (também com 56%) e verificação de pastas e arquivos de trabalho (49%). As ferramentas estão disponíveis principalmente para executivos ou diretores (91%) e profissionais de TI (85%).
O resultado ainda mostra que 71% das empresas utilizam computadores portáteis e 22% optam pelos tablets. 78% das companhias trabalham com uma rede local sem fio e 72% contam com celular corporativo.
Entre as empresas que possuem acesso à internet, 62% afirmaram ter um site e apenas 45% delas têm perfil próprio em redes sociais. Cerca de 72% das empresas que contam com uma identidade nas redes sociais mantêm um responsável ou uma área dedicada ao seu monitoramento. Mais da metade destas companhias disse postar conteúdo diário (20%) ou uma vez por semana (38%).
A pesquisa revelou também que 21% das companhias com acesso à internet venderam produtos ou serviços online e que o email é o canal mais utilizado para a realização das vendas (79%), deixando o site para trás, com 58%. Os meios menos utilizados para o comércio são as redes sociais, com 31%, e os sites de compra coletiva, com 19%.
Em relação às capacidades e habilidades, o estudo descobriu que somente 39% das empresas possuem um departamento de TI e entre as grandes empresas, o percentual chega a 89%. Cerca de 30% das companhias usam softwares novos e 24% utilizam programas desenvolvidos internamente.
Um levantamento realizado no começo do ano pela SAP Consultoria apontou que 42% das empresas brasileiras já trabalhavam com sistemas de home office.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog