A pesquisa Panorama Global dos Negócios, conduzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), pela Duke University e pela CFO Magazine, mostra que, numa escala de 0 a 100, o otimismo dos diretores financeiros (CFOs) do País com a economia é de 35,7 pontos no trimestre. O resultado do levantamento é o mais baixo da série histórica, que teve início em 2012. Na última leitura, o otimismo estava em 40,6.
A pesquisa também apontou os brasileiros como os mais descontentes com a economia. Na Ásia, local mais otimista, o indicador está em 63,1. Na sequência, aparecem Estados Unidos (62,9), Europa (60,4), América Latina (57,4) e África (44,4). Há dois indicadores bastante preocupantes identificados pela pesquisa que justificam a piora de humor entre os brasileiros: emprego e investimento.
No mercado de trabalho, segundo o levantamento, os CFOs projetam uma queda de 6,6% para o emprego permanente nos próximos 12 meses. No trimestre anterior, a projeção era de um recuo de 0,8%. A pesquisa também captou um recuo na projeção do emprego temporário (4,2%) e terceirizado (9,6%).
Já os investimentos deverão ter uma redução de 8,3% neste trimestre – um número pior do que o apontado na leitura dos primeiros três meses do ano, quando a redução esperada era de 0,8%.
O levantamento foi concluído em 5 de junho e foram entrevistados 1 mil executivos de todo o mundo, sendo 32 brasileiros.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog