Um levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Juventude, em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Ministério da Justiça e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, mostrou que a população masculina negra entre 12 e 29 anos é a principal vítima da violência no país.
O relatório, chamado de Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e desigualdade Racial 2014, apontou que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Ceará são os estados em que o jovem negro corre maior risco de exposição à violência. Este indicador inédito será usado pelo Plano Juventude Viva, da Secretaria Nacional de Juventude com o objetivo de orientar políticas públicas.
O estudo traz também comparativos específicos sobre taxas de homicídios entre populações negras e brancas – de acordo com os dados, os jovens negros no Brasil são 2,5 vezes mais vítimas de homicídio do que a mesma faixa etária branca. Em determinadas localidades, essa taxa chega a 13 vezes, como é o caso da Paraíba. Em Pernambuco este indicador ficou em 11,57 vezes, seguido de Alagoas com um coeficiente de 8,75 vezes.
No geral, a região Nordeste tem uma taxa de homicídios de jovens negros 400% maior do que a de brancos. Em seguida ficam a região Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Para Gabriel Medina, secretário nacional de Juventude, a elaboração de índices como esses são essenciais para a criação de ações e trabalhos mais efetivos na área. “Precisamos ter índices e indicadores para que a gente possa enfrentar. Se a gente não trabalha com eles, muitas vezes, nós não conseguimos aferir resultados nos programas e iniciativas do governo.”, afirmou.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog