Existem mais de 10 milhões de trabalhadores freelancers no Brasil, e cerca de 31% deles está em São Paulo. O segundo estado em número de freelancers é Minas Gerais, com 11% deles. O terceiro lugar fica com Alagoas e Rio de Janeiro, com 10% cada. Esses são os números de uma pesquisa realizada pela TraktoPro, criadora de um aplicativo que calcula valores de trabalhos e prepara orçamentos.
O estudo, intitulado “Freelando no Brasil”, ouviu 9 mil profissionais freelancers. Destes, 31% são da área de design gráfico, 22% de cinema/televisão/vídeo, enquanto que desenvolvedores e programadores e publicitários estão empatados com 12%.
Em relação a gêneros, os resultados são bem equilibrados, com 52% de homens e 48% de mulheres. O custo de vida médio desses profissionais, incluindo alimentação, moradia e transporte, é de R$ 3.610.
O foco do levantamento são profissões criativas ou não-braçais, de áreas como moda, comunicação, arquitetura e marketing. O número de 10 milhões de freelancers, segundo a pesquisa, é baseado em indicadores de instituições como Firjam e Sebrae.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog