Jovens com idade entre 16 a 24 anos têm menos controle da vida financeira se comparados a outros grupos populacionais. O levantamento foi elaborado pelo Serasa Experian e divulgado no último dia 22 de outubro. Dados sinalizam que 40% dos jovens admitem não manter a vida financeira sob controle.
Conforme aponta o estudo, há uma relação entre o estágio da vida e o controle dos gastos. Quanto mais idade, mais aumenta o percentual de pessoas a acompanhar as finanças de maneira consciente: 62%, entre 25 e 34 anos; 66%, entre 35 e 44 anos; 67%, entre 45 e 54 anos; e 75%, acima dos 55 anos.
O resultado é explicado pela impulsividade característica da juventude. Compras impensadas e gastos fora do orçamento são vistos como normais por boa parte dos entrevistados.
O indicador gerado permite acompanhar também o nível de educação financeira do brasileiro. De acordo com o estudo, a nota financeira de jovens entre 16 e 17 anos apresentou queda em relação ao ano passado: de 5,9 para 5,5. Os brasileiros que possuem entre 18 e 24 também caíram na comparação com 2013, de 5,9 para 5,8.
A pesquisa envolveu 2.002 entrevistados maiores de 16 anos, em 140 cidades de todos os estados e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog