A conquista de uma formação profissional foi apontada como o maior sonho por 42% dos entrevistados do estudo “Vivendo 80 semanas na vida do jovem brasileiro”. A pesquisa, idealizada e promovida pela B2, empresa especializada em conectar marcas ao público jovem, mostra dados sobre o perfil de jovens estudantes entre 18 e 25 anos. Para o levantamento dos dados, foram entrevistados jovens das classes A, B e C de todas as regiões do Brasil, sendo 61% mulheres e 39% homens. Desses jovens, 60% possui ensino superior incompleto ou em curso.
Em segundo lugar como “maior sonho do jovem” no levantamento, ficou ganhar dinheiro (20%). Ter estabilidade, abrir seu próprio negócio, trabalhar com o que gosta e poder conciliar lazer e trabalho também foram citados como perspectivas.
Melhoria de emprego e melhores salários figuram entre as principais aspirações. O estudo apontou que 50% dos jovens entrevistados são empregados, mas que numa projeção para 2024, se veem em posições elevadas, como empresários (36%) e executivos (32%), porém com a mesma carga de trabalho que têm atualmente.
Dados da pesquisa quantitativa apontam que 56% dos jovens universitários se consideram consumidores moderados, 24% compulsivos, 15% econômicos e 5% “pão duros”.
Outro ponto interessante em relação ao perfil moderado se confirma quando com 60% dos jovens relatam que administram seus gastos com pagamento à vista.
O estudo aponta ainda que os jovens preferem não se endividar, por isso priorizam duas modalidades para suas transações: 59% dos jovens afirmam utilizar o cartão de débito e 55% também costumam pagar à vista, em dinheiro.
O estudo aponta o jovem brasileiro como grande consumidor de internet. Todos os jovens analisados possuem celular, sendo na quase totalidade smartphones. A pesquisa apontou que houve uma mudança na maneira como eles se mantêm informados e que os veículos impressos foram substituídos pela internet.
Os jovens brasileiros passam seis horas do seu dia em redes sociais, que representam 43% dos meios de informação, mostrando que as mídias sociais estão integradas à rotina diária. 63% preferem estar com os amigos a estar com a família. O barzinho é o local preferido por 59% dos participantes e 79% preferem praia ao interior.
O Facebook foi eleita a principal rede social, ficando à frente do Instagram e do YouTube. Chamou atenção na pesquisa o fato de o WhatsApp ser também considerado fonte de informação. Os aplicativos para smartphone também estão muito presentes, usados principalmente para: localização, compartilhamento de informações, saber do clima e conversar com os amigos.
Embora tenham uma vida baseada na tecnologia, o estudo apontou que muitos dos jovens não possuem o hábito de estudar online: 25% não faz cursos ou encontra informações relacionadas a estudo na internet.
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