Os franqueados brasileiros estão mais experientes no mundo dos negócios, é o que mostra uma pesquisa realizada pela consultoria em franquias Grupo Bittencourt. O estudo, que abrangeu 240 franqueados que investiram no setor nos últimos três anos, mostra que 40% deles já eram empresários e outros 40% estavam empregados quando resolveram entrar no mercado. Em 2012, esses números eram 31% e 51%, respectivamente.
Outros 11% estavam desempregados (ante 9% em 2012) e 3% eram aposentados (o número era de 6% em 2012). Além disso, 50% deles afirmam que têm muito ou moderado conhecimento sobre o setor em que escolheram atuar.
“O que chamou a atenção no levantamento foram fatores que traduzem mais maturidade. Os franqueados têm mais conhecimento técnico e fazem uma melhor avaliação a respeito do negócio. No passado, era comum que as pessoas buscassem uma franquia pelo amor à marca” afirma Lyana Bittencourt, sócia do grupo.
Já em relação ao número de lojas, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) considera que a maioria das redes de franquias está mais “conservadora” quanto aos planos de expansão em número de lojas para 2014. A presidente da entidade, Cristina Franco, afirmou que o calendário atípico do ano, com a Copa do Mundo, afeta os planos.
Cristina respondeu sobre o ambiente de confiança dos empresários: “Não vejo as empresas pessimistas, porém mais conservadoras na expansão da rede”, ponderou. Na avaliação dela, o foco até o final do ano estará em aumentar a produtividade de lojas já abertas.
A entidade ainda não reuniu os números dos resultados dos associados no segundo trimestre do ano, mas no primeiro trimestre houve alta de 10% no faturamento.
Segundo Lyana Bittencourt, os franqueados estão mais questionadores e ‘mais preparados enquanto candidatos a franquia’, resultado de mais informação a disposição dos empreendedores. A pesquisa também mostrou que a maioria (57%) é homem e 43% têm entre 26 e 35 anos. Os casados representam 65% do total.
Uma impressão que, segundo Bittencourt, ‘caiu por terra’, é a de que, ao adquirir uma franquia e se tornar empresário, o empreendedor trabalha menos. A pesquisa mostrou que 74% dos franqueados dizem trabalhar mais do que antes. Ainda assim, a maior parte (39%) afirma que sua qualidade de vida melhorou.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog