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A COPA TECNOLÓGICA

16-07-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A Copa 2014 foi a mais conectada da história. Apenas no jogo Brasil e Alemanha foram enviadas 35,6 milhões de mensagens no Twitter, um recorde absoluto em qualquer esporte. Nos jogos das quartas de final, o público postou 11 mil fotos por minuto durante a partida.

A Copa também serviu para testar duas tecnologias que vieram, aparentemente, para ficar. A primeira é o sistema de geração e transmissão de imagens 4K, que quadruplica a definição das transmissões atuais em HD, testado pela japonesa Sony durante o evento. A Fifa autorizou a captação de imagens em 4K de três jogos, incluindo a final, e elas foram exibidas aos assinantes da operadora de TV paga NET que tivessem um televisor compatível e um decodificador. “A tecnologia 4K não tem volta”, diz Sergio Buch, gerente da categoria de televisores da Sony. “Ela já se tornou o novo padrão de resolução de imagens.”

O desafio agora é aumentar a oferta de conteúdo, e a corrida está mais disputada na internet. Netflix, Amazon e YouTube anunciaram planos para produzir programas com essa tecnologia. Mas, para ter uma imagem de boa qualidade, o usuário precisa de uma banda larga de, pelo menos, 15 Mbps. A velocidade média no Brasil é de apenas 2,4 Mbps.

A segunda tecnologia que entrou em campo é a banda larga móvel de quarta geração 4G, cuja velocidade é até dez vezes maior que a atual, 3G. As operadoras oferecem o serviço há um ano em algumas capitais, para 2,8 milhões de usuários.

Para a Oi, responsável oficial pela estrutura das redes nos estádios, o Mundial foi estratégico para fortalecer sua posição. “Vamos adaptar algumas soluções desenvolvidas para o evento para oferecer aos consumidores”, diz José Claudio Moreira Gonçalves, diretor de operações da Oi.

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