O que você aprende na internet? Jovens brasileiros entre 14 e 25 anos, que assistem a videoaulas na internet para estudar têm formas bem peculiares de acessar e entender este conteúdo. Videoaulas curtas que mostrem exemplos práticos sobre o tema estudado estão entre as preferências no momento de aprender pela rede mundial de computadores.
Essas tendências foram tabuladas pelo Povir, iniciativa de comunicação e mobilização social em prol de inovações educacionais. As conclusões foram feitas a partir de informações presentes no banco de dados do Kuadro, site que disponibiliza conteúdo para o reforço dos estudos e que conta com mais de 40 mil alunos inscritos. 60% dos usuários do site são oriundos de escolas públicas.
De acordo com as informações, alunos preferem assistir a videoaulas que durem até 5 minutos na web. Segundo o levantamento, 70% dos estudantes preferem conteúdos transmitidos de maneira direta em videoaulas.
Ficou claro também que os alunos se interessam mais por aulas que mostrem exemplos práticos. Aulas expositivas em que professores explicam o conteúdo demonstrando exemplos práticos e usando experimentos estão entre as campeãs de audiência. Também são populares as videoaulas em que fórmulas e sistemas de funcionamento são representados graficamente.
O momento em que os jovens mais acessam esse conteúdo é a partir do final da tarde. Os picos de audiência de aulas na web tendem a acontecer nos períodos entre a tarde e a noite, já que a tendência é que a maioria dos alunos esteja na escola pela manhã. O horário com maior número de acessos é das 18h às 19h.
Também mostrado no levantamento é o momento em que os jovens procuram por esse conteúdo: época de provas e exames. As videoaulas são mais acessadas nos finais de bimestre, e mais precisamente nos últimos dias de abril, junho, setembro e novembro, períodos geralmente marcados por provas e exames escolares.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog