Para se informar sobre o que acontece em sua cidade, no Brasil e no mundo, os brasileiros buscam a TV aberta, cuja programação preferida se concentra em novelas, filmes (principalmente os norte-americanos) e telejornais. Na música, os estilos preferidos são sertanejo, MPB, forró, gospel e pagode. Essas e outras constatações são resultados da pesquisa Públicos de Cultura, realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e Fundação Perseu Abramo, e divulgada na última quarta-feira, 9.
A pesquisa foi feita com 2400 pessoas acima de 16 anos, de 139 municípios das cinco regiões do país. Os dados foram colhidos entre 31 de agosto a 8 de setembro de 2013.
Mais da metade dos entrevistados (58%) afirma não ter lido nenhum livro nos últimos seis meses. Quando leem, as pessoas buscam livros de romance ou ficção (19%), a Bíblia (18%) e temas religiosos ou de espiritualidade (10%).
Quanto à TV, 62% dizem preferir os canais abertos, 28% assistem tanto a TV aberta quanto a fechada. As novelas são os programas prediletos de 54% dos entrevistados, seguidas pelos filmes (52%). Entre eles, os do gênero aventura respondem pela preferência de 39% das pessoas, enquanto comédia (38%) e romance (29%) estão em segundo e terceiro lugares. Os filmes norte-americanos são os mais vistos pelos brasileiros (45%), enquanto os nacionais são assistidos por 33%. A terceira opção dos brasileiros na TV são os telejornais, assistidos por 44% dos entrevistados.
A música sertaneja, apreciada por 40% dos entrevistados, é a mais popular do país, seguida pela MPB (23%), forró (20%), gospel (18%) e pagode (17%).
Quando perguntados sobre o gênero teatral preferido, 33% dos entrevistados citam a comédia. Drama (9%), peças infantis (6%) e musicais (5%) aparecem bem abaixo dos que dizem não gostar de nenhum gênero (23%) e dos 28% que não souberam responder ou nunca assistiram a espetáculos de teatro.
Para se informar sobre atividades culturais, a maioria (47%) busca sugestões de parentes e amigos, 36% procuram obter informações pela mídia em geral, 25% pela internet e 10% em carros de som.
Entre os dados socioeconômicos, a pesquisa revela que sete em cada dez pessoas pesquisadas trabalham no ramo de serviços (45%) ou do comércio (29%). A maior parte é casada e segue alguma religião. Os católicos são 57%, seguidos por evangélicos (28%), e pelos que se dizem sem religião mas que acreditam em Deus (11%) e espíritas kardecistas (4%).
A pesquisa revela ainda que 86% dos entrevistados usa o celular apenas para fazer ou receber ligações, 34% para comunicar-se via mensagens de texto e 17% para fotografar ou filmar.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog