O mineiro Alfredo Moser mudou milhares de vidas com sua invenção relativamente simples: luz engarrafada.
Durante o racionamento de energia em 2002, Alfredo encontrou uma solução para iluminar sua própria casa durante o dia: reutilizando simples garrafas pet transparentes – cheias com água e cloro, para evitar microorganismos – ele foi capaz de levar luz para dentro de cômodos que sofriam com a falta de iluminação.
Nos últimos dois anos, a invenção de Moser já chegou a diversos locais. Índia, Bangladesh e Argentina são alguns dos quinze países em que o simples dispositivo já foi instalado. Nas Filipinas, onde a energia elétrica é cara e mais um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza, a ideia prosperou e já foi instalada em mais de 140 mil casas.
É estimado pela ONG MyShelter, colaboradora da expansão dessa ideia, que a “luz engarrafada” esteja disponível para mais de um milhão de pessoas ainda em 2013.
Para maiores informações, clique aqui e leia a matéria da BBC Brasil sobre a história.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog