Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

A VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS

15-05-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Um levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Juventude, em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Ministério da Justiça e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, mostrou que a população masculina negra entre 12 e 29 anos é a principal vítima da violência no país.

O relatório, chamado de Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e desigualdade Racial 2014, apontou que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Ceará são os estados em que o jovem negro corre maior risco de exposição à violência. Este indicador inédito será usado pelo Plano Juventude Viva, da Secretaria Nacional de Juventude com o objetivo de orientar políticas públicas.

O estudo traz também comparativos específicos sobre taxas de homicídios entre populações negras e brancas – de acordo com os dados, os jovens negros no Brasil são 2,5 vezes mais vítimas de homicídio do que a mesma faixa etária branca. Em determinadas localidades, essa taxa chega a 13 vezes, como é o caso da Paraíba. Em Pernambuco este indicador ficou em 11,57 vezes, seguido de Alagoas com um coeficiente de 8,75 vezes.

No geral, a região Nordeste tem uma taxa de homicídios de jovens negros 400% maior do que a de brancos. Em seguida ficam a região Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para Gabriel Medina, secretário nacional de Juventude, a elaboração de índices como esses são essenciais para a criação de ações e trabalhos mais efetivos na área. “Precisamos ter índices e indicadores para que a gente possa enfrentar. Se a gente não trabalha com eles, muitas vezes, nós não conseguimos aferir resultados nos programas e iniciativas do governo.”, afirmou.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog