Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

PIXAR

21-06-2013
Postado por Vinícius Calijorne em Em Tela

Acho que não é segredo pra ninguém que a Pixar é simplesmente sensacional no que faz e consegue colocar na indústria do entretenimento uma certa faísca que falta em quase todas as suas concorrentes.

 Se você não os conhece, um pouquinho da história deles pra você. A empresa nasceu como uma divisão da Lucasfilm e chamava Graphics Group, responsável por softwares de computação gráfica e pelos efeitos visuais de filmes que saíam dos estúdios de George Lucas. Em 1986, foi comprada por Steve Jobs e teve o nome substituído pelo atual, uma união das palavras pixel e art: ou seja, a Pixar faz arte usando pixels.

“Art challenges technology, technology inspires the art.” – John Lasseter

IMAGEM 02

A história do estúdio de animação não foi sempre estável. Depois de sucessos iniciais, uma divergência entre Steve Jobs e Michael Eisner (ex-diretor da Walt Disney Studios) fez com que a parceria entre a Pixar e a Disney fosse ameaçada, mas em 2006, a empresa liderada pelo Mickey acabou comprando a dos pixels e Jobs se tornou o maior acionista individual da Disney.

E por que, hoje, falar da Pixar? Porque hoje estréia Universidade Monstros, que conta a história dos montros Mike e Sulley antes dos acontecimentos de Monstros S.A. O filme, além de ter todo aquele appeal da Pixar pelo visual, executou uma campanha espetacular de lançamento, abusando de estratégias transmídia e convidando todo mundo a ser um estudante dessa universidade.

 Capturar

Se você conhece a Pixar e está incrédulo com o lançamento por conta de Carros 2 ou Valente, vale lembrar que Valente, mesmo que não seja o melhor filme, tem um visual que nunca tinha sido visto em animações, com os cabelos ruivos de Merida balançando de um lado pro outro, na tela. Além disso, pra cada lançamento que não brilhou tanto, tem um Up  um Wall-E  um Os Incríveis  um Procurando Nemo e um Toy Story 3 pra compensar. E todos aqueles curtas maravilhosos.

Hoje, a Pixar não é só a articulação por trás de filmes incríveis, com um storytelling bem feito, roteiros originais e um visual espetacular, mas a criadora do software Renderman  o mais usado em animações 3D. Para saber mais um pouco sobre esses incríveis, dá uma olhada nesses curtinhas abaixo, que mostram um pouquinho de como eles funcionam.

Capturar

Capturar

Capturar

 

*Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog