Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

FAMÍLIAS BRASILEIRAS AINDA DIMINUEM DESPESAS

07-06-2016
Postado por admin em Innovare

2016 tem sido um ano de corte de gastos para as famílias de todo Brasil. A tentativa de encaixar os hábitos dentro do custo de vida fez com que o consumo caísse pelo quinto semestre consecutivo. Dados divulgados pelo IBGE revelaram que as despesas familiares tiveram recuo de 1,7% em comparação ao quarto trimestre do ano passado e de 6,3% em relação aos três primeiros meses de 2015.

Desde 1996, é a primeira vez que as Contas Nacionais do IBGE registram queda cinco vezes consecutivas no consumo das famílias do país. Essa diminuição foi influenciada por uma série de fatores que assombram o Brasil: aumento do desemprego, crescimento da inflação, redução do crédito e da renda dos brasileiros.

No primeiro trimestre de 2016, o índice de desemprego nacional atingiu 10,9% da população: representando um total de 11,1 milhões de desempregados. Nos três primeiros meses do ano a renda média real registrava declínio de 3,2%. Com isso, o consumo mudou e itens considerados “secundários” perderam espaço nas prioridades das pessoas, como: troca de carro e eletrodomésticos por novos lançamentos ou mais sofisticados.

Gastando cada vez menos, a população influenciou diretamente na redução de atividades da indústria e dos serviços. Em serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,3% em relação ao quarto trimestre do ano passado. O resultado no PIB foi influenciado, principalmente, pelos setores de comércio (-1%), intermediação financeira e seguros (-0,8%) e serviços de informação (-0,7%), de acordo com dados com o IBGE.

Além da demanda familiar, a situação da indústria foi afetada, sobretudo, pela retração da atividade extrativa mineral, que recuou 1,1% no primeiro trimestre de 2016. A indústria de transformação recuou 0,3%, o sexto resultado negativo.

Apesar da diminuição nos gastos, as pessoas continuam consumindo. Mas, como uma marca pode criar estratégias que a coloquem como prioridade nas escolhas do consumidor? Acesse e descubra.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog