Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

BLACK BLOC, UMA ANARQUIA REINVINDICATIVA

29-07-2013
Postado por Margarete Schmidt em Comportamento

O Black Bloc RJ (“BB RJ”) é a faceta brasileira de um grupo criado em 1970 em Seattle, nos EUA, e que ao longo dos tempos se disseminou pela Europa, Ásia, Norte da África e mais recentemente  chegou à América Latina. Trata-se de um grupo que se autointitula anarquista e que levanta a bandeira de luta contra a globalização e o capitalismo.

O “BB RJ” tem sido o responsável pelos rastros observados após as passeatas e revindicações que tomaram o país desde junho último. Vestidos de preto e com a cabeça coberta por panos, capuzes ou outro tipo qualquer de máscara, eles marcham de forma dissonante, e mostram-se sempre dispostos a derrubar todo e qualquer símbolo do capitalismo. Ainda que a massa grite em uníssono: “sem violência”, o Black Bloc avança derrubando tudo o que elege como responsável pela desigualdade social no país. Agências bancárias, concessionárias de veículos, butiques, entre outros, tudo vira alvo e tudo pode ser depredado mediante olhares atônitos daqueles que marcham empunhando a bandeira da democracia.

Entre milhões de páginas do Facebook, mídia social considerada por muitos como o atual flagelo da inteligência humana ou mesmo como a vitamina do exibicionismo virtual, se esboça beligerantemente o Black Bloc RJ. E em meio aos seus inúmeros posts, um deles chama particular atenção: 5 agências do Itaú depredadas, 2 do Bradesco, 1 do Santander, 1 do Banco do Brasil. Foi assim que eles descreveram a última ação do grupo na Avenida Paulista.

Ainda que o grupo ressalte ser contrário ao uso de armas e jurar apenas defender-se de agressões, ele arregimenta críticas severas, dentre elas:

  • há quem diga que o Black Bloc não seria mais que um grupo incentivado pela CIA e que estaria disposto a provocar um novo golpe no Brasil, a exemplo do que ocorrera no Paraguai ou no Egito.
  • há quem ressalte tratar-se da representação do hedonismo juvenil encabeçado por uma turma que teria trocado o bungee jump pela emoção das ruas.
  • observam-se também os mais críticos, aqueles que dizem que os “BB RJ” não seriam mais que uma reunião de ignorantes que não entendem nada da história e da luta de classes, já que estariam pregando a igualdade social e a inexistência de hierarquia.
  • tem-se ainda os que associam os Black Bloc com os facistas e por isso relacionam o que eles fazem nas atuais marchas à histórica Marcha sobre Roma (1922).

Em defesa do Black Bloc surgem alguns saudosistas, alguns partidários da anomia e outros avessos aos desmandos políticos ou aos excessos da PM. O fato é que colocado na mira dos críticos e dos defensores, o “BB RJ” parece ganhar mais força a cada dia. E então só nos resta perguntar, o que querem eles? Entre as teorias acerca do grupo, qual faz mais sentido? Qual delas apresenta mais embasamento?

O fato claro e legal é só um, a Constituição Federal no CAPÍTULO I – Dos  Direitos e Deveres Individuais e Coletivos –  preconiza que:

  • Artigo 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Inciso IV.  é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; XLIV.  constitui  crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático;

Com base no que dita a Constituição, a atuação do Black Bloc RJ seria criminosa e ponto final. Porém, pensando para além da suprema lei fica uma questão: seriam os anarquistas brasileiros do século XXI apenas um embuste programado, deflagradores da nova democracia ou apenas um aglomerado de neofascistas?

Margarete Schmidt, sócia da Innovare Pesquisa de Mercado e Opinião e gestora dos projetos qualitativos da empresa, é autora desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog