Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

OFERTA DE MICROCRÉDITO SEGUE NÍVEL EDUCACIONAL

09-08-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou informações sobre o acesso ao microcrédito no Brasil. O resultado da pesquisa foi apresentado com base no Acesso ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a Programas de Inclusão Produtiva, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014. Os microcréditos são pequenos financiamentos fornecidos a microempreendedores formais ou informais que não possuem acesso ao sistema financeiro tradicional do país.

Dois anos atrás, em 2014, mais de 19 milhões de pessoas com 16 anos de idade ou mais exerciam atividades no mercado de trabalho por conta própria (autônomas) ou eram empregadoras com até cinco funcionários. Desse total de microempreendedores, 870 mil procuraram empréstimo de microcrédito em instituições financeiras, o que representa 4,4% do total. No entanto, nem todos tiveram acesso ao benefício: apenas 777 mil pessoas conseguiram o microcrédito, ou seja, 4% do total de 19 milhões.

Os dados divulgados pelo IBGE mostram que, quanto maior o grau de escolaridade do empreendedor, maior é o acesso dele ao microcrédito. Assim, entre aquelas pessoas sem instrução educacional ou com menos de quatro anos de estudo, somente 2,4% delas conseguiram obter o crédito solicitado. Porém, no grupo de pessoas que possuem 11 anos ou mais de estudo, o percentual das solicitações de microcrédito atendidas aumenta para 5,4%.

Também foi constatado que, quanto maior a renda, maior a disponibilidade ao microcrédito. No grupo de pessoas que não possuem rendimento ou ganham até meio salário mínimo, apenas 2,1% conseguiram a obtenção do benefício. Já entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, a porcentagem foi de 7,3%.

No setor agrícola

 A pesquisa realizada pelo IBGE ainda revelou que menos de 15% dos empregadores do setor agrícola no Brasil recebem financiamento para produção no setor. Em 2014, somente 12,8% dos 4,2 milhões de microempreendedores na agricultura receberam financiamento de algum programa de crédito para a produção do trabalho  ̶  esse número corresponde a um contingente de 533 mil pessoas.

Dos empregadores que receberam crédito no setor agrícola, a fonte principal do financiamento foi o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), beneficiando 396 mil pessoas, ou seja, 9,5% do total de 4,2 milhões.

 

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts