Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

AS MANIFESTAÇÕES DO DIA 13 DE MARÇO

10-03-2016
Postado por Equipe Innovare em Palavrizar

O governo federal tem realizado reuniões quase que diárias para avaliar os possíveis efeitos e impactos advindos das manifestações marcadas para o próximo dia 13. Para tentar avaliar com maior clareza o tamanho do protesto, utiliza o monitoramento de redes sociais como fonte de informação com algum caráter preditivo. Todo esse esforço tem como objetivo evitar o mesmo tipo de surpresa que tomou conta de todo o governo nas manifestações de 15 de março de 2015, na qual milhões e milhões de brasileiros foram para as ruas protestar contra o governo e a condução política do país.

O monitoramento das redes sociais não tem valor preditivo em relação ao volume, mas indica a força da presença de manifestantes nas ruas. Em 15 de março de 2015 cerca de 1.100.000 internautas de todo o Brasil haviam confirmado a sua presença – só na Av. Paulista havia mais de 1.000.000 de manifestantes. Naquele momento, fizemos o monitoramento e antecipamos a tendência de forte presença de populares nas ruas de todo o Brasil.

Nas manifestações seguintes, as de 12 de abril e de 16 de agosto de 2015, vimos minguar o número de confirmações nas redes sociais: o reflexo foi uma queda acentuada participação de manifestantes em ambas as datas.

Para a manifestação que acontecerá no próximo domingo, dia 13 de março de 2016, já temos um volume de mais de 340.000 confirmações – faltando 2 dias para o evento. Com a mesma distância de tempo, em 15 de março de 2015, o volume de confirmações passava de 1.000.000.

Até o momento os números indicam uma menor adesão em relação as manifestações de 15 de março do ano passado, no entanto, não podemos dizer que elas serão de pequenas proporções como as de 12 de abril e de 16 de agosto. Não dá para ficar surpreso com um volume de mais de 500.000 manifestantes na Av. Paulista.

Veja a evolução das confirmações por dia no gráfico abaixo:

Manifestações

Continuaremos a monitorar as adesões e em breve divulgaremos a atualização desses eventos.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts