Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

JOVENS DIVIDEM-SE ENTRE ESTUDOS E EMPREGO

01-02-2016
Postado por admin em Innovare

A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) realizou um levantamento sobre o comportamento dos estudantes. A pesquisa constatou que um a cada três jovens que cursam os últimos anos do ensino fundamental e médio na rede pública abandonam os estudos e passam a se dedicar ao trabalho. O estudo foi realizado com 8.283 alunos da rede pública de 10 cidades brasileiras.

Os estudantes que participaram das entrevistas tinham idades entre 15 e 29 anos, matriculados no Ensino Médio da rede pública na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou no programa Projovem Urbano. As perguntas feitas aos estudantes buscavam compreender a relação da juventude atual com a escola, como: qual o sentido dela em suas vidas, o que eles buscam nela e o que os motiva a frequentá-la.

Durante o processo de pesquisa foi constatado que 20% dos alunos do Ensino Médio mantinham uma jornada de trabalho de oito horas diárias, além dos estudos. O percentual de 20% é o mesmo para os alunos do EJA. A pesquisa ainda revelou que 32,1% dos estudantes dividem-se entre as atividades de trabalhar e estudar. Se levada em consideração a distribuição de gênero, os homens representam 38,2% e as mulheres 26,5%.

Dos entrevistados, 44,8% não possuem carteira assinada e 22,3% trabalham oito horas, 22,2% quatro horas, 13,4% mais de oito horas e 13,1% seis horas por dia.

Saiba mais dados sobre a educação básica e superior no nosso infográfico exclusivo. Clique aqui.


Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts