Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

AS EMPRESAS DE TECNOLOGIA MAIS AMADAS

27-07-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Julgando pelo número de vendas globais e pela comoção gerada a cada novo produto lançado, seria seguro afirmar que a empresa mais amada do setor tecnológico é a Apple, responsável por iPhones, iPads e serviços como o recém-lançado Apple Music.

Porém, de acordo com dados levantados recentemente pelo Reputation Institute mostraram que essa impressão está errada. Dados coletados com 5 mil consumidores indicaram que a Samsung tem a melhor reputação do setor.

Para chegar até aí, o estudo considerou sete categorias que serviram como parâmetro para medir as “conexões emocionais” dos consumidores com as marcas.
Foram considerados inovação, produtos e serviços oferecidos, ambiente de trabalho, governança, responsabilidade social, liderança e desempenho financeiro. Reunindo todos estes atributos, as cinco primeiras são Samsung, HP, Microsoft, Google e SAP. No total foram listadas 50 companhias, entre elas Apple (21º lugar) e Facebook (39º lugar).

A baixa colocação da Apple não está relacionada à popularidade (ou falta dela) do iPhone em comparação ao Galaxy. Ambos vendem bem. O baixo índice da empresa diz respeito a fatores muito além de seus produtos, afirmou Brad Hecht, pesquisador chefe do Reputation Institute. “A Apple não é vista como uma empresa aberta, autêntica e que zela pelo interesse de seus consumidores”, explicou.

Já os resultados do Facebook pouco surpreendem. A empresa já ultrapassou a privacidade dos usuários em ocasiões e é conhecida por mudanças impopulares de funcionalidade, como forçar o uso de um app separado para o Messenger.

Os consultados pela pesquisa do Reputation Institute, nos últimos cinco anos, deram mais importância a fatores como governança e boa cidadania corporativa. Em outras palavras, os entrevistados valorizaram empresas abertas, transparentes e éticas em suas atividades. Outra fator bastante relevante nesta pesquisa é como as empresas tratam seus funcionários. Neste ponto, a reputação da Apple sofre devido aos escândalos envolvendo a Foxxconn, empresa chinesa que fabrica os seus principais produtos, o iPad e o iPhone.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts