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AS DEMANDAS DOS ELEITORES E A PESQUISA ELEITORAL

27-07-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Uma premissa básica que qualquer candidato deve ter em mente é que os cargos políticos no sistema brasileiro têm como objetivo defender e solucionar demandas das pessoas que residem na região que se pretende representar frente ao senado, congresso ou qualquer outra instância política.

Neste ano teremos eleições municipais e vivenciamos um novo momento nas demandas políticas brasileiras, pois a exigência dos eleitores está mais alta. Eles estão mais conscientes, uma vez que têm acompanhado e opinado constantemente sobre o cenário político no país.

Quem trabalha com marketing político sabe que as pesquisas de opinião são essenciais. Elas são um termômetro do eleitorado e de como ele está reagindo à campanha eleitoral em questão: como enxerga o candidato, se aprova a maneira como ele se posiciona e o que ele propõe. As pesquisas acontecem durante a pré-campanha e também depois. Mas, no período de pré-campanha, há outro monitoramento que é igualmente necessário: o de demandas dos eleitores. Ele é preciso, em primeiro lugar, porque direciona a campanha para a premissa básica citada no começo desse texto, que é de tratar o político como funcionário público que representa os cidadãos da região em que se candidata. E como ele irá conversar com esses cidadãos e eleitores em potencial se não souber o que eles querem e como prover isso a eles?

A pesquisa que visa identificar essas demandas usa tanto o método qualitativo quanto o quantitativo para coletar e analisar essas informações:

  • No método qualitativo, por meio de técnicas como grupos de discussão e entrevistas em profundidade, é possível descobrir os anseios e valores dos eleitores entrevistados. Durante uma pesquisa, serão gerados insights a partir dessas discussões e entrevistas que guiarão a estratégia de campanha do candidato, focada então a apresentar propostas com soluções para as demandas dos eleitores.
  • Já o método quantitativo vai ser responsável por dar o peso para as demandas identificadas no qualitativo: quais são mais urgentes? Quais são específicas de um grupo isolado? Esse método identifica, também, as especificidades das demandas. Em que região a demanda x é mais urgente? Qual o perfil (faixa etária, escolaridade, renda mensal, região onde mora) desses moradores? A partir dessas coletas, há o cruzamento dos insights quanti e qualitativos.

Nessa etapa, são geradas soluções assertivas para o planejamento estratégico da campanha. Caso o candidato esteja tentando se reeleger, por exemplo, é possível identificar quais ações durante o mandato foram eficazes e agradaram à população, quais estão pendentes e também novas necessidades das pessoas. Informações valiosas, como o nível de aprovação do candidato por região antes, durante e depois do seu mandato (com a realização da pesquisa com foco governamental) também podem ser extraídas a partir dessas análises, o que evita surpresas e reviravoltas que seriam imprevisíveis sem a pesquisa eleitoral.

Com essas informações e uma equipe de estratégia de marketing político capacitada, é possível direcionar ações para conquistar a confiança do eleitor e mostrar suas propostas de uma maneira que converse melhor com eles. Dessa forma, a campanha poderá ser melhor guiada e bem-sucedida.

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