Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

DADOS SOBRE A GRIPE H1N1

06-04-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Além do grande número de casos de dengue, zika e chikungunya, o Brasil também vem sofrendo um surto da gripe tipo A – também conhecida como H1N1. Porém, não é a primeira vez que isso acontece: em 2009, a gripe se espalhou pelo mundo a partir do México e não demorou a chegar no Brasil. Aqui, o vírus infectou tantas pessoas, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou que 20% das mortes no mundo causadas pelo H1N1 aconteceram no Brasil. O número de mortes naquele ano chegou a 557, e isso fez do país líder em mortes pela doença no mundo.

Este ano, o vírus voltou a se mostrar forte principalmente no Estado de São Paulo. Voltou também com um novo perfil de contágio: mais da metade dos casos graves e mortes registradas este ano ocorreu na faixa etária de 40 a 60 anos. Antes, crianças e idosos faziam parte dos quadros mais graves da doença. Agora, a H1N1 já atinge 11 estados e o Distrito Federal e, até 19 de março deste ano, tinha totalizado 305 casos e 46 mortes no país – 42 delas em São Paulo (dados do Ministério da Saúde). Números maiores do que os contabilizados em 2015, quando foram registrados 141 casos e 36 óbitos.

Ao consultar o Google Trends sobre a tendência de buscas pelo tema ao redor do mundo, percebemos um pico de interesse em 2009 e um crescente interesse por informações sobre o tema em 2016. Os países que mais pesquisaram sobre o tema foram Canadá, Trinidad e Tobago e China. O Brasil aparece em 9º lugar entre os que mais buscaram notícias a respeito do assunto. Os tópicos mais pesquisados foram “Influenza A virus subtype H1N1”, “Influenza – Disease” e “Vaccine – Drug class”.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts