Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

BARÔMETRO INNOVARE: DIREITO AO ESQUECIMENTO

16-10-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

O Projeto de Lei Direito ao esquecimento foi aprovado pela CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados. Desde sua aprovação, já tem gerado polêmica: o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi criticado por ter acelerado o processo de trâmite da lei. A decisão não passou por comissões de mérito, indo direto para a votação na Câmara – mas ainda precisa passar pelo crivo do plenário.

A discussão tem movimentado as redes sociais, e o Barômetro Innovare monitorou, entre 07e 13/10, a opinião pública no Twitter sobre o tema. A maior parte (54,6%) das postagens foram negativas em relação ao tema, ou seja, não concordaram com a decisão da CCJ da Câmara. 43,7% das publicações se mostraram neutras e apenas 1,7% se mostrou favorável ao direito ao esquecimento.

As postagens negativas criticam a possibilidade dos políticos apagarem crimes cometidos dos buscadores da internet (citam principalmente lavagem de dinheiro e corrupção). Criticam, também, os deputados favoráveis a essa lei, listando também seus posicionamentos na votação.

As postagens neutras detalham e debatem as implicações da PL do espião, citando as alterações que fazem no marco civil. Pesam a falta de privacidade que a PL pode trazer (por isso recebeu esse apelido) e ao mesmo tempo a necessidade das pessoas, públicas ou não, poderem refazer sua imagem perante a sociedade.

Sentimentos das postagens

Assuntos mais comentados

As mulheres, que representaram 25,5% das publicações, foram as que mais se posicionaram negativamente contra a medida: 59,6% das suas postagens continham críticas ao tema. Já os homens, representando 56,5% das publicações, tiveram 55% de suas publicações em tom negativo e 45% em tom positivo.

Dentre os estados brasileiros, só em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram analisadas postagens em tons positivos, e mesmo assim em pequenas porcentagens: 3,3%, 2,6% e 3,1%, respectivamente.

Públicos que falaram sobre o tema

Sentimento por público

Publicações por estado brasileiro

Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócioclique aqui e entre em contato conosco.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts