Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

WOLFRAM ALPHA

27-02-2013
Postado por Rafael Milagres em Tecnologia

Ainda na linha de ferramentas “internéticas” interessantes, vamos falar de um site que pode ajudar muito como um suporte para pesquisa.

Lançado em 2009, o Wolfram Alpha apresenta uma forma diferente de interagir com dados e conhecimento científico. Construído a partir do software Wolfram’s Mathematica, a ferramenta é uma espécie de “motor de análise” ao invés de funcionar como um “motor de busca”, ao qual já somos todos familiares.

É uma ferramenta excelente para responder, de forma geral, dúvidas de matemática, estatística ou de ciências exatas, mas ela também é capaz de gerar relatórios de dados estruturados sobre os mais variados temas.

Usando um conjunto de fontes de dados que é verificado, testado e completamente estruturado para realizar operações computacionais, a ferramenta permite que cada consulta feita seja quantitativamente processada, revelando o verdadeiro poder dessa webapp, além de explicar o porquê dela não ser somente um motor de busca ou uma versão mais confiável da Wikipedia. O Wolfram Alpha não retorna apenas informação, mas analisa e processa sua pergunta, cruza com sua própria base de dados e entrega relatórios ao invés de respostas.

Uma curiosidade, a Siri (a assistente de voz metida a inteligente do iPhone 4S/5) utiliza essa ferramenta para responder suas perguntas quando o assunto passa pelas ciências exatas.

Na prática, se você fizer uma pesquisa digitando, por exemplo, “unemployment rate in Brazil” (a ferramenta só funciona em inglês), enquanto o Google te apresenta uma lista de páginas relevantes sobre desemprego em nosso país e a Wikipédia mostra um artigo discursivo, gerado por crowdsourcing, sobre o tema, o Wolfram Alpha consulta diversas bases de dados espalhadas pelo mundo, faz um processamento dessas informações e apresenta um relatório sobre o desemprego no Brasil, com informações, estatísticas e gráficos que considera relevantes.

Está com dúvida sobre a margem de erro daquela sua pesquisa e “jogar” a expressão no Google não está ajudando? Não se preocupe! Digite “sample size” no Wolfram Alpha e a ferramenta, além de dar uma aula sobre tamanho de amostra, vai permitir a inserção dos dados da sua pesquisa e irá calcular a margem de erro para você. Legal, né?

Uma novidade na ferramenta é que agora é possível fazer uma análise do seu perfil no Facebook, vinculando sua conta ao aplicativo. A plataforma irá gerar um relatório tão interessante sobre sua vida e conexões na rede social que é provável que você se pegue gastando vários minutos brincando com ela.

Desde 8 de fevereiro, está disponível também uma versão PRO da ferramenta. Por cerca de cinco dólares mensais, é possível, por exemplo, importar sua própria base de dados e analisá-la direto no aplicativo.

Além do site, que pode ser utilizado diretamente em um browser, a ferramenta está disponível para várias plataformas mobile, como iOS e Android, e pode ser baixada diretamente nas respectivas lojas de aplicativos dos sistemas.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog