Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER

13-06-2016
Postado por admin em Innovare

Nos últimos dias, o debate sobre a violência sexual contra as mulheres no Brasil tomou conta das redes sociais, das rodas de amigos e das discussões políticas e sociais em todo o país. Números oficiais das secretarias estaduais da segurança reunidas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostraram que, em 2014, 47.646 brasileiras sofreram estupro. Esse número é menor do que o indicativo do ano anterior (51.090 casos). Ainda assim, equivale a um caso a cada 11 minutos, em média, no país.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública acredita que possam ter ocorrido entre 136 mil e 476 mil casos de estupro no Brasil em 2014. Os números podem ser maiores ou menores do que os informados pelas autoridades, já que estudos divergem em porcentagem de denúncias realizadas. O estudo National Crime Victimization Survey afirma que apenas 35% das vítimas denunciam os casos; por outro lado, a pesquisa “Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde” diz que as queixas não ultrapassam os 10%.

Levando em consideração a divisão por estados, Roraima é o que possui a maior taxa de estupros do país, considerando os boletins de ocorrência: são 55,5 casos a cada 100 mil habitantes. Já a menor está no Sudeste: Espírito Santo registra 6,1 casos. Apenas mais três estados possuem uma taxa inferior a 10 a cada 100 mil: Rio Grande do Norte, com 8,7 casos, Goiás, 9,4, e Minas Gerais, 7,1. No entanto, Minas Gerais, foi o que teve a maior variação de 2013 para 2014: aumentou o número de casos em quase 70%, passando de 874 estupros para 1.475.

As informações estão disponíveis no 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e foram conseguidas por meio de solicitações às secretariais estaduais da segurança pública com base na Lei de Acesso à Informação. Todos os dados sobre a pesquisa podem ser consultados aqui.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog