Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

VAREJO CAI 1,5% EM JANEIRO DE 2016

26-04-2016
Postado por admin em Innovare

2015 não foi o melhor ano para a economia brasileira e a crise alastrada pelo país prejudicou diversos setores do comércio. O varejo fechou o ano passado com um déficit de 4,3% e, para 2016, as expectativas ainda não são tão otimistas. Em janeiro deste ano, já houve uma queda e 1,5% nas vendas em comparação com o mês anterior, se tornando o pior resultado para o mês desde 2005, quando o recuo foi de 1,9%.

O comércio foi um dos setores da sociedade que mais movimentou a economia nos últimos 10 anos no Brasil. Porém, com o aumento do desemprego no país, a alta da inflação e a menor oferta de crédito, as famílias começaram a consumir menos e cortar gastos. Essa mudança no consumo afetou diretamente as vendas varejistas: a diminuição de gastos chega a 10,3% em comparação com janeiro de 2015, segundo o IBGE.

Acumulando os últimos 12 meses, a queda no desempenho do varejo já representa 5,2%. Em novembro de 2015 as vendas haviam aumentado com a compra antecipada de presentes natalinos durante o Black Friday, entretanto, no mês seguinte as vendas caíram novamente.

Entre os setores que mais perderam em janeiro de 2016, dentro do varejo, o destaque vai para móveis e eletrodomésticos, com 4,3%. Outros setores que caíram foram: combustível e lubrificante, -3,1%; artigos de uso pessoal e doméstico, -1,8%; vestuário e calçados, -0,5% e papelaria com -0,1%.

Para evitar prejuízos em um cenário econômico instável e ter sucesso no varejo é essencial compreender como um negócio se encaixa dentro de contextos mercadológicos e, principalmente, como o consumidor será impactado por ele. Clique e saiba mais sobre o assunto.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog