Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

RETROSPECTIVA BARÔMETRO INNOVARE 2015

16-12-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

O ano de 2015 foi agitado no mundo, na política brasileira e nas relações entre países e culturas diferentes. O acesso cada vez maior (e em tempo real) às informações e o espaço que as redes sociais nos proporcionam tiveram um grande papel na forma com que recebemos as notícias. Fizeram com que todos tivessem algum tipo de voz, podendo expressar suas opiniões sobre assuntos desde política internacional até a cor de um vestido (você se lembra dessa polêmica?). Como as redes sociais refletiram as impressões e opiniões das pessoas, o Barômetro Innovare, então, monitorou os temas mais falados no Twitter durante todo o ano.

Pelo mundo, analisamos postagens em que os temas foram desde política internacional até acontecimentos que tiveram consequências que repercutiram em outros lugares do globo – provando que, em maior ou menor grau, estamos todos conectados. Monitoramos desde as tensões causadas pelos atentados em Paris em janeiro e, em novembro, a xenofobia contra muçulmanos, as migrações dos refugiados para o Brasil até a relação entre EUA e Cuba.

No Brasil, nossas postagens no blog acompanharam o momento político e social que estamos vivendo: monitoramos o que foi dito desde Eduardo Cunha, Dilma, a Parada Gay de São Paulo  até a greve dos professores que explodiu no Paraná. Para fechar o ano e relembrar alguns desses momentos, fizemos uma retrospectiva com os cinco posts mais acessados do Barômetro em 2015.

Em termos gerais, as postagens analisadas sobre os diversos temas mostraram alguns pontos em comum, indicando tendências parecidas de opiniões.

Os estados brasileiros que mais publicaram sobre esses temas estão localizados principalmente na Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraná.

Os homens, em todas essas cinco postagens, comentaram mais do que as mulheres. Os usuários falaram sobre formas de ajudar os imigrantes sírios, explicaram os trâmites do casamento gay e disseram que a redução da maioridade penal veio à tona por conta do Congresso conservador eleito pelos brasileiros em 2014.

 

1) OS REFUGIADOS SÍRIOS NO BRASIL

79

Por causa dos conflitos na Síria, seus cidadãos estão buscando abrigo em outros países. Só no Brasil, foram concedidos mais de 2 mil vistos para os refugiados sírios. Em setembro, monitoramos a opinião pública sobre o tema. Confira aqui.

Teor das postagens:

  • Positivas: 76,7%
  • Negativas: 11,6%
  • Neutras: 11,7%

 

Assuntos mais comentados

 

2) CASAMENTO E ADOÇÃO POR HOMOSSEXUAIS – O QUE FOI FALADO NA INTERNET

78

 

Desde 2013, o STF reconhece a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Em março deste ano, a Ministra Cármen Lúcia autorizou a adoção por um casal homoafetivo no Paraná, e as discussões sobre o tema também voltaram a ser discutidas. Clique aqui para saber mais.

Teor das postagens:

  • Positivas: 66,7%
  • Negativas: 28,6%
  • Neutras: 4,7%

 

Imagem1

 

3) A POLÊMICA EM TORNO DA MAIORIDADE PENAL

80

 

Violência, meritocracia e direitos humanos permearam a discussão em torno da redução da maioridade penal e das discussões na Câmara dos Deputados sobre o tema. Esse foi o 3º post mais acessado do Barômetro em 2015! Saiba mais.

Teor das postagens:

  • Positivas: 25,4%
  • Negativas: 57,6%
  •  Neutras: 16,7%

 

Gráfico de Tags

 

4) NÚMERO DE CONFIRMADOS NAS MANIFESTAÇÕES DE 16/08

81

As manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff que aconteceram em todo o Brasil no dia 16/08 nos mostraram não só menos pessoas confirmadas no Facebook, como também nas ruas: cerca de 350 mil pessoas foram estimadas pela PM. Para ler a matéria completa, clique aqui.

O número de confirmados nos eventos on-line ficou em torno de 65.300 pessoas.

 

 

5) NÚMERO DE CONFIRMADOS NAS MANIFESTAÇÕES DE 12/04

82

A segunda grande movimentação em prol dos protestos contra a presidente Dilma Rousseff, em 12/04, chamou a atenção dos usuários – mas nem tanto dos manifestantes. As manifestações que aconteceram um mês antes tiveram a adesão de cerca de 2 milhões de pessoas, contra cerca de 275 mil em abril. Para saber mais, acesse o link.

Cerca de 35 mil pessoas confirmaram presença nos eventos do Facebook que monitoramos.

 

Este foi um ano bastante intenso no mundo e no Brasil, com acontecimentos de grande impacto, cujos desdobramentos ainda se estenderão por 2016. Para acompanhar a opinião pública nas redes sociais sobre os principais temas, fique ligado aqui no Blog da Innovare!

Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócioclique aqui e entre em contato conosco.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog