Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

PESQUISA DE PALAVRAS

20-02-2013
Postado por Rafael Milagres em Tecnologia

O Google NgramViewer é uma ferramenta que permite ao usuário desenhar gráficos do número anual de vezes que um determinado n-gram (combinações de letras) apareceu ao longo de um período de tempo (de 1800 a 2008).

Dessa forma, é possível pesquisar por qualquer palavra ou expressão em inglês e cerca de outros 10 idiomas – português não está na lista – e acompanhar o uso dela ao longo de um determinado espaço de tempo.

Fizemos um gráfico de 1950 a 2008, com três expressões que aparecem muito hoje em dia nos jornais, nas revistas e na literatura técnica em geral: sustainable, ecology e global warming, que, em português, significam, respectivamente, sustentável, ecologia e aquecimento global.

É interessante ver o crescimento, desde os anos 80, do uso da palavra “sustentável”, enquanto a palavra “ecologia” vem, suavemente, sendo menos usada desde meados dos anos 90. Já a expressão “aquecimento global”, que pensávamos ser tão frequente quanto “sustentável”, é a menos usada entre as três.

Admitimos, a ferramenta é mais curiosa do que útil no dia a dia, mas uma pérola de análise (enviesada de propósito, by the way) como a do site de humor XKCD – A Webcomicof romance, sarcasm, mathandlanguage – faz a coisa valer a pena!

Apesar da crítica feita por eles ao excesso de “sustentável” nos discursos atuais por aí, a Innovare acredita que não devemos deixar de falar sobre o tema. Por isso, aproveite e visite nossa categoria “Inovação e Desenvolvimento Sustentável” e comente.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog