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PERFIL DOS CAMINHONEIROS BRASILEIROS

28-06-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Diferente de muitos países, o Brasil  ̶̶  que, em tamanho, tem proporções continentais  ̶̶  desde o século XX não investe muito nos transportes hidroviários ou ferroviários, priorizando as rodovias. Essa forma de transporte teve um impacto direto na economia do país: 58% das cargas são transportadas nessas rodovias. Desse modo, podemos perceber a importância dos caminhoneiros para as indústrias e a economia brasileiras.

Nas greves que bloqueiam as estradas, por exemplo, grande parte das produções fica encalhada, o que gera uma baixa significativa nas indústrias e, consequentemente, na oferta de produtos e no consumo deles.

E quem são os caminhoneiros? Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) buscou entender melhor o perfil e o anseio desses profissionais. A maior parte deles já tem mais experiência na área (18 anos na profissão), e sua média de idade é de 44 anos.

A maior parte dos caminhoneiros declarou trabalhar por conta própria, e a média salarial é maior do que aquela dos que trabalham com CLT: enquanto os autônomos ganham cerca de R$ 4,1 mil, os empregados de carteira assinada ganham R$ 3,4 mil na média brasileira.

Entre os desafios da profissão, os caminhoneiros entrevistados citaram a insegurança e o perigo das estradas como fatores principais (60,6%). Relatam, também, que, por conta de trabalharem viajando, a profissão dificulta o convívio familiar (31,2%). Citam, também, elementos dificultadores do trabalho: 46,4% reclamam dos elevados custos dos combustíveis, e 40,1% mencionam que o valor do frete não cobre as despesas. Como pontos positivos, eles destacaram como principal fator (47%) a possibilidade de conhecer lugares novos.

São, em sua maior parte, homens: 97,4%, de acordo com uma pesquisa realizada pela transportadora Sontra Cargo. A maior parte deles é casada  ̶̶  64,1%  ̶̶  e tem o ensino médio completo (32,9%). Moram principalmente na Região Sudeste, seguida pelo Sul, Centro-Oeste, Nordeste e, por fim, Norte.

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