Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

OS CONGESTIONAMENTOS BRASILEIROS

05-06-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Uma análise comparativa das nove maiores capitais brasileiras mostra que as cidades do Nordeste e a capital fluminense têm uma densidade de tráfego maior do que São Paulo.

Enquanto a capital paulista chega a ter 46% de suas vias congestionadas nos horários de pico, Salvador chega a ter 59%. A capital mais congestionada, na comparação com o total de vias, é Recife, com lentidão em 60% de suas vias nos horários de pico.

A pesquisa com os dados foi divulgada na última quarta-feira, pela empresa de tráfego TomTom. Os dados são coletados dos aparelhos GPS da empresa, espalhados pelas frotas, e de aplicativos de celulares que usam a tecnologia da empresa.

Segundo a TomTom, a medição do tráfego não leva em conta o tamanho dos congestionamentos – como faz, por exemplo a Companhia de Engenharia de Tráfego. A medição se dá pela densidade do engarrafamento, uma comparação entre a quantidade de ruas existentes na cidade e quantas delas estão com retenções. Também é feita a comparação da densidade nos horários de pico e fora deles, o que é um indicativo da infraestrutura da cidade.

Os dados do estudo mostram uma menor infraestrutura dessas cidades para absorver o trânsito. Cidades do nordeste tiveram aumento dos congestionamentos no último ano, e uma das hipóteses citadas para isso é a grande quantidade de obras públicas nas vias, para a Copa, que podem ter dificultado a locomoção.

A TomTom também comparou a densidade do trânsito nas 120 maiores cidades do mundo. Nesse quesito, Brasil tem duas cidades entre os top 5 (São Paulo e Rio).

A cidade com mais vias congestionadas da Terra, segundo a empresa, é Moscou, na Rússia, onde 74% das vias ficam saturadas nos horários de pico. Em segundo lugar, Istambul, na Turquia, com 62% das vias saturadas.

AS CAPITAIS BRASILEIRAS COM PIOR CONGESTIONAMENTO:

1. Recife: 60%

2. Salvador: 59%

3. Rio de Janeiro: 55%

4. Fortaleza: 48%

5. São Paulo: 46%

6. Belo Horizonte: 42%

7. Porto Alegre: 38%

8. Curitiba: 34%

9. Brasília: 27%

RANKING MUNDIAL DAS CIDADES COM PIOR CONGESTIONAMENTO:

1. Moscou: 74%

2. Istambul: 62%

3. Rio de Janeiro: 55%

4. Cidade do México: 54%

5. São Paulo: 46%

6. Palermo: 39%

7. Varsóvia: 39%

8. Roma: 37%

9. Los Angeles: 36%

10. Dublin: 35%

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog